
Em Portugal, cerca de 3000 a 3500 mulheres sao vitimas de cancro da mama, por ano, por dia estima-se o aparecimento de 9 a 10 novos casos. Em 100 casos: 99 atingem as mulheres e apenas 1 homens.
À medida que a idade vai avançando a possibilidade de ter essa doença que tanto atormenta as mulheres, vai aumentando. verifica-se um aumento mais acentuado a partir de pessoas com idades acima dos 50.
Cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve nas celulas do tecido mamário. Apresenta-se como um tumor de massa dura e irregular que palpada diferencia-se do resto, devido à sua consistencia.
o diagnóstico do cancro da mama pode ser realizado em casa, directamente pela mulher, atraves do exame de Auto-Palpaçao, sendo o periodo mais adequado o depois da menstruaçao.
caso seja detectado alguma anomalia no seio, a mulher deve dirigir-se ao medico especialista, para ser conduzida à realizaçao de exames mais rigorosos.
Modo de realizaçao do exame de Auto-Palpaçao
2- comece a palpaçao, dos seios e da axila, com ponta dos dedos centrais da mao esquerda e procure alguma anomalia (inchaço ou caroço)
3- Pressione com firmeza suficiente para se familiarizar com os seus peitos. a intensidade da força pode ser questionada ao medico.
4- Realize movimentos sistematicos e circulares, sempre com a mesma orientaçao: do centro para fora, pois ajuda a ter a certeza que cobriu toda a area.
5-) em seguida, realize os mesmos passos para o outro seio, utilizando agora os dedos da mao direita.
Sintomas habituais de cancro da mama:
§ Aparecimento de nodulos ou deformaçoes nos seios;§ irregularidades de pele;
§ Mudança de tamanho ou do formato do seio acompanhado por aparecimento de eczemas e chagas e volta do mamilo;
§ Um corrimento com ou sem sangue pelo mamilo;
§ Um emagrecimento rapido da mulher;
§ Uma intensa fadiga e palidez;
§ Infiltraçao dos ganglios linfaticos em redor do seio;
caso a mulher, logo que detecte este sintomas, se dirija a ummedico para ser submetida aos exames, a probabilidade de cura é muito maior.
Silvia